Inscreva-se no canal

Últimos vídeos

http://www.elropero.com/wp-content/uploads/2014/01/antuerpia-central-trem-estaçao-1.jpg
Cultura, Dicas

“Hoje eu vou jantar na Bélgica” – Conhecendo Hasselt e Antuérpia

Essa frase ainda soa um pouco surreal para mim, quando somos de um país com dimensões continentais como o Brasil, pensar que em pouco mais de três horas de carro você pode estar em um país diferente já “é parte da viagem”.

O caminho até Hasselt é um pouquinho complicado, de trem demoraria mais de 6 horas e eu teria que fazer várias baldeações. Então apelei para o Mitfahrgelegenheit, lembram dele? E na ‘zueira’ coloquei Frankfurt – Hasselt, não é que achei uma pessoa que faz este trajeto toda sexta-feira à noite e volta domingo?

Chega de papo e vamos às cidades, Hasselt tem uma das faculdades mais jovens da Europa e ainda assim muito bem conceituada, é bem conhecida na área da arquitetura e apresenta prédios com construções bem interessantes.

HASSELT

Corte da Justiça – Hasselt

Sábado de manhã pegamos o trem e fomos parar na Antuérpia! Foi uma grande surpresa para mim, eu queria ir à Bruxelas e Bruges, mas nunca tinha ouvido falar nesta cidade, fiquei muito feliz que perdemos o trem para a capital e acabamos nesta cidade (emoção sempre faz parte)!

A estação de trem é linda, com brasões, detalhes bem acabados e belas construções.

http://www.elropero.com/wp-content/uploads/2014/01/antuerpia-central-trem-estaçao-1.jpg

Uma coisa que amo na Europa é a cabine de informações ao turista, a qualquer lugar que você chegue é só procurar pelo “i” e conseguirá mapas e dicas sobre o que está rolando na cidade. Falamos que éramos do Brasil e o funcionário grifou no mapa o centro velho, a prefeitura, a rua das compras e deu uma dica valiosa: poderíamos subir ao Museu aan de Stroom e ter uma vista panorâmica da cidade.

http://www.elropero.com/wp-content/uploads/2014/01/antuerpia-cidade-da-moda-1.jpg

antuerpia forever 21 (1)

Antuérpia é a capital da moda da Bélgica, claro que amei este fato, tem Forever 21, H&M a cada esquina, e o melhor, janeiro é o mês de promoção! Eu e minha amiga estamos usando o mesmo cachecol porque eu esqueci o meu rosinha no primeiro trem, culpa do sono!
http://www.elropero.com/wp-content/uploads/2014/01/antuerpia-vista-panoramica.jpgEncontramos está mão gigante no meio da cidade e eu reparei que a estátua em frente a prefeitura está segurando uma mão, ficamos curiosas pelo motivo e entramos em uma loja de chocolates, a dona, muito educada, nos explicou o seguinte: De acordo com a lenda, um mítico gigante chamado Antigoon dominou a cidade e cobrava um tipo de imposto para daqueles que atravessassem o rio, quem se recusasse ele cortava a mão direita e atirava ao rio Escalda. O gigante foi morto por um jovem herói chamado Brabo, que cortou a mão do gigante e atirou-o ao rio. Daí o nome da cidade Antwerpen, Ant = hand + wearpan = arremessar.

antuerpia e a mao

Já que é viagem, o almoço lá foi batata frita (vale muito a pena visitar uma casinha de Fritur) com salsichão empanado e frito (ainda prefiro os da Alemanha). Na volta à estação de trem, acabamos nos desorientando um pouco e paramos no red light district, eu fiquei um pouco chocada com a cena, distribuídas por algumas ruas diversas vitrines exibiam mulheres em lingerie fazendo atividades do cotidiano como pentear o cabelo, trocar de roupa, maquiar-se, tinha até uma senhora mais velha usando couro e um chicote, os homens que passavam analisavam em qual “loja” entrar, eles eram em sua maioria homens em seus “quarenta-e-todos“ anos, minhas amigas já foram à Amsterdã e por isso não olharam com curiosidade como eu.

antuerpia centro historicoPegamos mais um trem e fomos para a cidade quem me fez apaixonar, mas acho que fica para um próximo post!

Continua…;)

Imagem da Corte da Justiça – Pinterest

Previous Post Next Post
Faça um comentário Voltar ao topo

5 Comments

  • Reply Bianca 25 jan at 10:13

    Eu tenho muita vontade de conhecer a Bélgica, adorei suas fotos! Achei interessante a história do nome da cidade.
    Beijos

    • Reply juliana piotto 25 jan at 13:34

      Oi Bi, obrigada pelo comentário. A Bélgica vale muito a pena mesmo, é fofa e viajar de trem não é tão caro!
      Beijos

  • Reply Jeane 25 jan at 16:21

    JU, quantas memorias boas vc tera hein? Muito boa a escrita sobre esse lugar. 🙂

    • Reply juliana piotto 26 jan at 22:49

      Só coisa boa mesmo!! Amo viajar!!!! =)

    Leave a Reply